Pretérito perfeito em Português
Seja bem vindo ao Portuguese Basic Tips (em inglês) sobre o pretérito perfeito da língua portuguesa
No episodio de hoje, vamos falar sobre pretérito perfeito em Português. Vou te mostrar como conjugar verbos em Português terminados em “ar”, “er” e “ir”. Fazendo isso, você será capaz de entender como conjugar a maioria dos verbos no pretérito perfeito.
Como eu sempre digo, este podcast não tem a intenção de substituir um curso formal de Português, mas às vezes não posso evitar de falar sobre os mesmos assuntos. Mesmo se você já praticou conjugação de verbos em Português, eu sugiro que continue conosco. Talvez você consiga entender algo que até agora não tenha ficado muito claro.
Por outro lado, se você não praticou, além de escutar este episódio, tente procurar por um app de celular para complementar seus estudos. Estar em contato com a língua sempre ajuda a aprender mais rapidamente.
E, como eu fiz em episódios anteriores, vou te mostrar alguns exemplos contendo o pretérito perfeito, certo? Você pode ver essas tabelas abaixo com os verbos que eu conjuguei neste episódio.
De forma geral, o pretérito perfeito indica uma ação que ocorreu no passado e que já foi resolvida, foi completamente terminada.
Por exemplo:
– Eu ajudei a minha sogra.
– I helped my mother in law.
Percebe? Eu já fiz isso! Não é algo que eu tenha que continuar fazendo. Está terminada a ação. Graças a Deus!
Alguns estudiosos da língua portuguesa costumam definir isso como “uma fotografia no passado”. Isso significa que a foto apenas mostra um simples momento lá atrás. Não há compromisso com o presente.
Ajudar – Pretérito perfeito
Comer – Pretérito perfeito
Partir – Pretérito perfeito
Torne-se Membro Premium para fazer o download dos nossos guias de aprendizado
22 - Portuguese Basic Tips - Transcrição
Clique no link se você não ouviu nosso último episódio sobre quando usar com a gente, com nós e conosco em Português.
Por hoje é só. Espero que você goste.
Valeu e até a próxima.
Marcos Sales
Podcast (portuguesebasictips): Play in new window | Download
1 Resultado
[…] nosso último episódio sobre verbos no pretérito perfeito, eu disse que alguns estudiosos costumam definir o pretérito perfeito como uma fotografia no […]